A disputa nas Igrejas: Quem está certo?

Crédito imagem: zert.sonstige_2008

Pergunta:

"Se as Escrituras são a palava de Deus, e Deus inspirou os homens a escrevê-las para que fosse uma referência imutável, por que então temos várias ramificações, e disputas dentro do cristianismo?"



A culpa não é das Escrituras, e sim dos homens. Claro que o ideal seria que todas as igrejas concordassem entre elas e trouxessem a mesma mensagem bíblica,essa é a vontade de Deus,  por isso seus mensageiros a documentaram , mas infelizmente as pessoas discordam até mesmo com coisas óbvias, isso faz parte do livre arbítrio, por essa razão, ocorrem as divisões, mas muitos conseguem compreender o básico e o fundamental da crença, pois esse ponto é de fácil compreensão, lembrando que como tudo na vida, quanto mais complexo é o tema, maior deve ser a capacidade de conhecimento para decifrá-lo.

Deus não criou denominações nem placas de igrejas, mas todas elas existem hoje porque os apóstolos lá no inicio do cristianismo pregaram o Evangelho (não esquecendo que  Jesus disse: "Fazei discípulos"). 

Assim, algumas reivindicações de autoridade como fazem a Igreja Católica ou Ortodoxa, de nada valem.

O importante é se há transmissão do verdadeiro Evangelho, isso pode ser conferido por qualquer um nas Escrituras.

"E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo". 1 Coríntios 12

Denominações surgiram, surgem e surgirão, é lícito que surjam novas delas quando alguém sente que tem o dom de pregar a palavra e percebe que não há igrejas por perto féis às Escrituras, essa pessoa se organiza com outras, conseguem um local e pronto, surgiu uma denominação! Desde que essa nova denominação siga realmente a Bíblia não teria nada de errado nisso, pelo contrário, se não tem uma igreja por perto que ensina corretamente a doutrina, o certo é mesmo criar pontos de pregação,mas infelizmente não é o que ocorre em boa parte dos casos. 

Muitas vezes, a criação de uma nova denominação pode estar relacionada à vaidade ou interesses financeiros, porém tem como nos protegermos do falso evangelho: examinando a regra de fé, que é a Bíblia, compará-la com o que é dito pelos pregadores.

Os falsos pastores

Essa diversidade não significa que Deus aprova a distorção da sua palavra e nem a utilização dela por mercenários, Ele deixou várias mensagens para líderes pregadores mercenários e falsos pastores:

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. 
Mateus 7:22-23

Portanto, esse grupo sofrerá as consequências do julgamento de Deus.

Qual igreja frequentar?

As Escrituras recomendam conviver com outros cristãos numa igreja, em conjunto a isso é recomendável ler a Bíblia também em casa.  

Você pode ler a Bíblia em pouco mais de 1 ano, lendo tranquilamente uns 2 capítulos por aproximadamente uns 20 minutos por dia ou ler mais nos fins de semana.  

A leitura cronológica dos textos é o mais indicado, por exemplo, iniciando com o Novo Testamento até a apocalipse, e depois Gênesis até Malaquias. 

Não basta ler apenas uma vez, a leitura é para toda a vida, pois sempre tem algo que passou despercebido na leitura anterior que vem à tona na leitura atual, depois de ler o Evangelho e ler novamente o Antigo Testamento será possível perceber como os documentos se interligam, muita coisa fará sentido, entendimento que os seguidores do judaísmo,por exemplo, por terem ignorado o Messias, desconhecem.

Durante a progressão da leitura pode-se atentar para alguns pontos, alguns exemplos:

- Referencias ao Messias e ao seu sacrifício, já nos primeiros livros.

- Como Deus opera na racionalidade humana, convencendo homens através do sobrenatural (documentado para a posteridade).

- A importância das testemunhas e da interação humana na construção do conhecimento.

- O cuidado de Deus em gravar os grandes acontecimentos do Êxodos na memória dos hebreus.

- O livre arbítrio dado por Deus.

- A busca pela santificação que deve ter o povo de Deus.

- A Soberania e a misericórdia de Deus.


Igreja X Templo

"E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões."Marcos 11:17

A ideia de igreja ensinada atualmente em muitos lugares, infelizmente, é uma distorção do que é visto no Novo Testamento. 

Algumas denominações até "idolatram" o edifício que abriga a congregação, chamando-a de "casa de Deus", "casa de oração", "templo de Deus" etc.

Outras gastam fortunas para construir templos como o de Salomão, mas esses nomes mencionados na Bíblia referem-se todos ao templo do Antigo Testamento, do qual Jesus profetizou a destruição, essa destruição, inclusive, apontou para uma nova era que viria, onde os fiéis a Deus adorariam a Deus em espírito e em verdade, e não mais como no judaísmo. 

Um novo templo judeu será construído novamente, conforme mencionado no Apocalipse e em Daniel, mas esse templo é uma inciativa puramente humana, o templo de Deus para o cristão é o próprio corpo, não há um lugar especifico para adorar, a adoração é transparecida pelos frutos do Espírito

Se fosse essa a palavra pregada na maioria das igrejas, o cristão teria maior consciência da importância da santificação e da comunhão com Deus.

Se a igreja não é templo de Deus então para que frequentá-la?

As Escrituras recomendam a convivência com outros cristãos e o melhor lugar para isso é, obviamente, um local apropriado para a reunião! 

O significado original de igreja não é o edifício, mas simplesmente uma reunião de pessoas.

Paulo fala muito nas Epístolas sobre O culto racional, isso significa que tudo deve ser feito visando a edificação da Congregação (Igreja) baseada na Revelação de Deus, estudando os acontecimentos registrados, transmitindo as recomendações e exortando as Promessas, essa é a forma de adoração a Deus ensinada. 

O templo do Antigo Testamento era um lugar para sacrifícios físicos, sacrifícios que foram finalizados com o sacrifício de Jesus, por isso, querer dar ao edifício que abriga a igreja a mesma importância que tinha o antigo templo é algo descabido.

Não devemos ser contra as denominações genuinamente cristãs, mas sim filtrá-las através da Palavra.

Ao escrever os Felipenses (1:18), quando esteve preso,  Paulo afirma que existia pessoas nas igrejas que pregavam Cristo por inveja e porfia, havendo quem o fizesse com desejo de prejudicar o seu ministério. Ele diz: "Mas, que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda". 

O Apóstolo parece profetizar também para as igrejas do nosso tempo, que vivem uma competição acirrada, onde Jesus também é pregado de todas as maneiras, com mentes muitas vezes longe do espiritual.

Mas por qual motivo Paulo parece não se importar ao dizer que mesmo com fingimento, o que importava era que Cristo fosse anunciado? A razão é simples: a fé daquele que crê, faz com que ele entre em comunhão com Deus, sem depender de quem anuncia.


Alerta contido na Bíblia.

As pessoas devem examinar as Escrituras para que não caiam em falsos ensinamentos:

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:1

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 Pedro 2:1


Conclusão: 

A convivência com outros cristãos é benéfica e recomendada nas Escritura, o objetivo dessa convivência é a edificação mútua e fortalecimento da fé, essa deve ser a função da Igreja enquanto organização humana, ela não tem a função de ser substituta do tabernáculo da época de Moisés ou do templo construído por Salomão, ela não é o lugar exclusivo para adoração, pois na nova aliança,  a adoração não tem lugar! 

Não é um lugar em que se deve ficar apenas se esgoelando de gritar palavras repetitivas, tudo deve ser feito visando a edificação dos membros.

A igreja, chamada de noiva de Cristo, é a reunião de cristãos fiéis pelo conhecimento do Deus Onisciente, ou seja, nem todos que estão numa igreja qualquer fazem parte do corpo de Cristo, novamente, não estou dizendo com isso que os cristãos não devam congregar, pelo contrário, apenas abordando o verdadeiro objetivo da Igreja, que está muito distorcido hoje em dia.