Passagem da adúltera é acréscimo?

Crédito imagem:  Cyrus Nowrasteh


Perícopa da Adúltera

Texto de João:

"E cada um foi para sua casa Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. 

E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. 

E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
a


E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. 

Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.

 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. 

E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: 

Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais."

 João 7:53. 8:1-11


Alguns acadêmicos e alguns cristãos, afirmam que essa passagem não faz parte do documento original e foi incluída posteriormente, ato conhecido por interpolação, o motivo principal é que esse trecho não aparece nos códices mais antigos, mas isso é suficiente para decretar adulteração?

Resposta:

Os códices tinham fontes diferentes, portanto os copistas que escreveram códices com essa passagem, provavelmente tinham o trecho nas fontes utilizadas.


A falta da passagem implica em alguma coisa?


Não, pois ela é mais uma que fala da condição humana e a Graça de Deus. 

Se não há motivo para o acréscimo, a ideia de uma adulteração torna-se mais fraca.


Paulo corrobora a passagem:

Na passagem da adúltera, Jesus, em plena autoridade, sendo Ele mesmo cumprimento do Antigo Testamento, implanta o ministério da reconciliação em detrimento das ordenanças judaicas de uma maneira surpreendente: provoca uma introspecção nos judeus, mostrando que nenhum ali que julgava a mulher merecia viver. 


Veja as passagens abaixo das epístolas de Paulo:

Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4


"Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz."
'
Efésios 2:15

"E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;"

"Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação." 


2 Coríntios 5:18-19


Moisés, o Ministério da Morte, Jesus, o Ministério da Reconciliação:


Gálatas 3:23-25 “Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.”

Livro de Hebreus também corrobora a passagem da adúltera:

Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
Hebreus 7:12


“Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus” (Hebreus 7:18-19).

_________________________________

Outros questionamentos:


-Em primeiro lugar, tal passagem apresenta Jesus como estando ‘sentado’, até mesmo ‘se abaixando’, diante dos “anciãos” de Israel que se chegaram a ele com a mulher adúltera. (João 8:2, 6, 8, 9) Tal postura de Jesus se chocaria frontalmente com a Lei de Deus dada à nação de Israel. Um dos mandamentos dessa lei prescrevia: “Deves levantar-te diante do cabelo grisalho e tens de mostrar consideração para com a pessoa dum homem idoso, e tens de ter temor de teu Deus.
'
Resposta:

Na verdade, a passagem de Levítico determina um comportamento para os judeus em sinal de respeito aos idosos, ou seja, eles deveriam levantar-se na presença dos mais velhos. Por exemplo, quando um idoso entra no lugar, os mais jovens deveriam se levantar em sinal de respeito, e não que deveriam ficar o tempo todo em pé, essa interpretação não tem lógica, imagine uma casa onde moravam idosos e jovens, será que os jovens deveriam ficar o tempo todo em pé dentro da casa? Certamente que não.


- Falta o homem que adulterou com a mulher. 

Resposta:

A falta do homem já indica que as instruções de Moisés não estavam sendo seguidas à risca. Aliás, em vários momentos, muito antes de Jesus, já vimos as leis mosaicas sendo desobedecidas até por reis de Israel, foi uma armadilha mal feita daquele grupo de fariseus contra Jesus.


- Os fariseus não poderiam apedrejar ninguém na época. - Não existia pedras soltas dentro do templo e nem átrio para apedrejamento. - Dentro do templo não havia areia.

Resposta:

Em João não diz que isso ocorreu dentro do Templo, não há nada escrito dizendo que a mulher foi colocada dentro do Templo ou que Jesus resolveu isso especificamente lá dentro, sem ter saído quando chegaram com a mulher, apenas é informado que Jesus ensinava dentro do Templo momentos antes (inclusive foi em outro parágrafo).


- Esse julgamento no século que foi, só poderia acontecer dentro do templo. 

Resposta:

Em Atos vimos que existia apedrejamentos na rua também, no episódio abaixo, observa-se Paulo sendo apedrejado e quase morto por alguns judeus:

Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto. Atos 14:19


Conclusão: 

Não há base para decretar uma interpolação, pelo contrário, várias passagens fortalecem o episódio como um fato.